Tubérculos – os benefícios das raízes que estão em nossa alimentação!

Os tubérculos são um grupo de alimentos que apresentam raízes grossas e subterrâneas, de formato arredondado – ricos em fibras, vitaminas e minerais indispensáveis ao organismo. Seus nutrientes auxiliam no combate e prevenção de doenças, contribuem especificamente para o bom funcionamento de alguns órgãos e são excelentes fontes de carboidratos e energia para o corpo. Como exemplo, podemos citar: a batata, a cenoura, a beterraba, a mandioca, o inhame, o cará, o rabanete, o quiçare e o aipim.

Confira abaixo alguns tubérculos e seus benefícios, para uma dieta mais saudável:

  • Mandioca: é rica em fibras e carboidratos, oferece grande quantidade de cálcio, vitamina C e fósforo. Pode ser consumida como farinha.
  • Beterraba: é um dos alimentos com alta quantidade de vitamina A, B, C e baixo valor calórico. Sua raiz e suas folhas também são recomendadas para consumo, pois possuem altas quantidades de ferro, cálcio e betacaroteno (precursor da vitamina A). Pode ser consumida em cozidos e saladas.
  • Inhame: é fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico. Tem alto teor de fibras, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Também é fonte de proteína.
  • Cenoura: Muito rica em betacaroteno. É uma grande fonte de potássio e fibras, altamente recomendada para compor a dieta diária.
  • Batata: altamente nutritiva: fonte de fibras, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e C.
  • Rabanete: apresenta efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, e ação desintoxicante, purificando o sangue e eliminando toxinas do organismo. Possui ferro, vitamina B6, Cálcio, Potássio e Magnésio.

Agora que você já conhece os benefícios dos tubérculos, que tal inclui-los em suas refeições? Bom apetite!