fbpx

Tipos de dores de cabeça

A cefaleia é um problema de saúde que atinge grande parte das pessoas em diferentes idades, mas principalmente na fase adulta. A Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC) estima que 70% da população do Brasil sofra com dores de cabeça. Existem mais de duzentos tipos de cefaleia e os sintomas, causas e tratamento variam entre eles.

Identificar as características da dor são uma forma de reconhecer o tipo de cefaleia e encontrar o tratamento ou prevenção ideal. As dores mais comuns não são resultado de doenças, porém é importante consultar um médico caso os sintomas persistam, pois, a cefaleia pode ser resultado de alguma condição mais grave.

 

Conheça os tipos mais frequentes:

Enxaqueca

A enxaqueca é caracterizada por dor intensa e pulsante que costuma acometer um lado da cabeça, normalmente acompanhada de náuseas, tonturas e alterações visuais de sensibilidade a luz. O quadro de dor crônica pode durar por até 72 horas e se repetir mais de uma vez numa mesma semana.

Reconhecer os gatilhos é a melhor forma de prevenção. As crises costumam ser desencadeadas por má alimentação, ingestão de bebidas ou alimentos específicos, má postura ou alterações hormonais. A dor pode ser sanada com analgésicos, compressas no pescoço e tratamento contínuo com acompanhamento médico.

 

Sinusite

A inflamação dos seios da face tem como sintomas entupimento, secreção nasal, coriza e dores de cabeça na região dos olhos e maças do rosto. É necessário consultar um médico para tratar a infecção, comumente feita com a administração de antibióticos.

 

Cefaleia tensional

Esta dor de cabeça apresenta-se como uma pressão e sensação de aperto que envolve toda a cabeça, principalmente testa, têmporas e nuca. Tensão, estresse, ansiedade e má postura, em especial durante o sono.

Massagem no couro cabeludo, banho quente e analgésico podem aliviar a dor, mas para evitar a recorrência deve-se relaxar e adotar uma rotina saudável com alimentação balanceada, exercícios e boas noites de sono.

 

Cefaleia em salvas

Em geral mais forte que a enxaqueca, a cefaleia em salvas costuma ser unilateral, ao redor dos olhos e intensamente forte, pode ser acompanhada de vermelhidão na região, lacrimejamento e inchaço da pálpebra no lado da dor. As crises duram entre 15 e 180 minutos e podem ter recorrência no período de até seis semana.

A possível causa desta cefaleia podem ser o estresse e o cansaço, mas não existe comprovação científica. Estas dores são de difícil tratamento, anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos fortes podem amenizar o quadro. Nos momentos críticos pode ser feito o uso de máscaras de oxigênio em atendimentos hospitalares.

 

Cefaleia primaria em facada

São dores de curta duração, cerca de segundos, sentidas em pontadas na testa e têmporas. Bastante comum em pacientes com enxaqueca e cefaleia em salvas recorrente.