Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio!

Setembro é o mês de Prevenção ao Suicídio e a cor amarela marca essa importante campanha, realizada desde 2014 pela a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Segundo informações do site oficial da campanha, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O número de suicídios entre jovens, também tem aumentado nos últimos anos.

Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente a prevenção ao suicídio. O estigma e o preconceito ligados a essa delicada questão, são aspectos importantes e costumam interferir em nosso apoio aos que precisam de ajuda. É importante estar atento a sinais de transtornos, depressão ou tristeza, principalmente porque a maioria dos suicidas costuma dar sinais ou expressar sua vontade de morrer, dias ou semanas antes de uma tentativa. Jamais ignore palavras que podem indicar um comportamento suicida, pois em geral as pessoas que pensam em se matar, precisam de tratamento sério, pois estão doentes.

2020 tem sido um ano difícil para todos e merece atenção especial, já que por causa da pandemia da covid-19, muitos perderam parentes, emprego e a estabilidade, fatores que podem contribuir para pensamentos suicidas. Por essa razão, fique mais atento a quem está ao seu lado, pois essa pessoa pode estar precisando de ajuda psiquiátrica. Contribua levando informações a todos e ajudando a derrubar o tabu sobre o assunto. Suicídio é uma questão séria, um problema de saúde pública e pode ser evitado!