
23 ago Seja um doador de sangue!
Fundamentais para todos os hospitais, os hemocentros testam e armazenam o sangue de doadores para posteriormente ser utilizado para salvar milhares de vidas todo ano. Sempre que alguém necessita de transfusão sanguínea, precisa contar com a solidariedade de doadores voluntários.
Transfusões sanguíneas recuperam o volume de sangue perdido, ampliam a capacidade do sangue de conduzir oxigênio e melhoram a imunidade. Elas são vitais em alguns casos emergenciais como pacientes com queimaduras graves, vítimas de acidentes de trânsito, anêmicos, hemofílicos ou com problemas severos de coagulação. O doador receberá ainda o resultado de exames de anemia e DSTs.
Os hemocentros sofrem por falta de reserva de bolsas sanguíneas. No Brasil o índice de doadores é muito baixo, correspondendo a 1,8% da população do país ao ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o índice recomendável de doadores seja entre 3,5 e 5% da população ao ano. Desta forma os hospitais não correm o risco de ter esgotamento de bolsas em época de baixa doação, como os períodos de férias e invernos.
Procure o hemocentro mais próximo de você. É um procedimento rápido e fácil que trará muita gratificação pessoal. Doar sangue é um ato de humanidade que pode beneficiar muitas pessoas. Confira os critérios para poder ser um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Evite alimentos muito gordurosos nas últimas 3 horas. Caso seja após o almoço, aguarde 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na última noite;
- Comparecer com documento de identificação com foto e emitido por órgão oficial;
- Não estar gripado ou resfriado;
- Não estar gestante ou lactante;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Tatuagens e piercings devem ter sido feitos há pelo menos um ano.
Atenciosamente,
EQUIPE UNIBEM SAÚDE OCUPACIONAL E ASSESSORIA EM SST