fbpx

Saúde Mental em Tempos de Covid-19

A Unibem Saúde Ocupacional, nesses tempos de recomendações de isolamento ou de redução de contatos sociais e de preocupações econômicas, devido à Covid-19, procurou uma psicóloga, a Dra. Keidi Mendes (CRP 06/9574), para nos dar dicas de como podemos proteger nossos sentimentos e nossa saúde mental durante esse período. Aproveitem e utilizem esse material para tranquilizar seus colaboradores.

  • É necessário cuidar da ansiedade. Controle o tempo de acesso às informações sobre o coronavírus. Filtre e mantenha distanciamento do que não te ajuda. Ler tudo, ver vídeos de pessoas doentes, número de óbitos, fake news, ouvir muitas notícias, a todo instante, estar em grupos de whatsapp sobre o tema, pode disparar a sua ansiedade e causar estresse, insônia e outros transtornos.
  • Cuide para que haja uma rotina diária que envolva cuidados pessoais com a saúde, higiene e afazeres diversos. Isso vai te fazer relaxar mais. Manter a rotina ajuda a organizar tempo, a ter planejamento e controle de prioridades. Procure acordar no mesmo horário, assim como fazer as refeições e atividades num tempo previsível.
  • Tenho percebido que esse período de isolamento social tem desencadeado sentimentos como: euforia, tédio e tristeza e outros semelhantes as fases do luto como: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. O momento que cada sentimento ocorre é particular a cada um. Caso sinta necessidade de acompanhamento psicológico, há vários serviços online com profissionais experientes e competentes. Neste link, você encontra mais informações: https://e-psi.cfp.org.br
  • Caso tenha sido orientado a fazer “home office”, lembre-se que além do enfrentamento ao Covid-19, temos um desafio econômico mundial importante. Estar ausente fisicamente só muda a maneira de continuar trazendo grandes resultados. Vamos fazer a diferença olhando para a saúde e também para a nossa economia através do cumprimento responsável das nossas funções profissionais.
  • Lembre-se de quando dizia que não tinha tempo para ler um livro, assistir algo interessante, fazer cursos online, falar com familiares e amigos. Aproveite a web nesse período para participar de lives e ver o que suas áreas de interesse estão disponibilizando generosamente, desde shows ao vivo, yoga, exercícios físicos, ideias compartilhadas, trabalhos com filhos e uma infinidade de assuntos para nos preencher de cultura e aprendizado.
  • Compreenda que você é o maior responsável pela manutenção da sua saúde. Ocupe esse lugar de autonomia. A quarentena pode dar a sensação de que estamos completamente sem liberdade. Lembre-se que é temporário. No final, sairemos mais fortalecidos e solidário, pois estamos fazendo parte de um movimento de preservação da vida dos mais vulneráveis.

Cordialmente,

Equipe Unibem Saúde Ocupacional.