Os benefícios da goji berry

Originária do sul asiático e cultivada há mais de 6 mil anos, a goji berry chegou com força ao Brasil, prenunciando diversos benefícios à saúde, inclusive no que diz respeito à estética corporal, com propriedades que contribuem com a perda de peso, ganho de massa magra e combate à celulite. Naturalmente, o produto chamou a atenção de muita gente com tais promessas, mas será que as vantagens da frutinha estão à altura de sua fama?

Existem sim, inúmeros benefícios cientificamente comprovados, oferecidos pela goji berry, responsáveis pela sua classificação como “superalimento”. Como fonte de vitaminas comparada a outros alimentos, apresenta quantidades excepcionais contando, por exemplo, com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja, além de ser a maior fonte conhecida de betacaroteno, superando a cenoura.

Esses nutrientes contribuem com o sistema imunológico, humor, níveis de estresse, saúde da pele e visão, resistência da estrutura óssea, prevenção de gripes e resfriados, absorção de ferro e apresentam ainda, ação antioxidante. Além disso, destacam-se também grandes quantidades de vitaminas do complexo B, responsáveis pelo bom funcionamento dos sistemas nervoso, cardíaco e muscular, e processos de metabolismo da glicose, proteínas, carboidratos e lipídeos.

A questão da perda de peso, no entanto, deve ser abordada com cautela. Como qualquer outro alimento ou superalimento, suas propriedades ligadas ao emagrecimento devem ser sempre conciliadas com outras atitudes, como a prática regular de exercícios e uma dieta saudável e equilibrada. Algumas pessoas acabam se frustrando por conta de uma visão ilusória da capacidade de queima de gordura, associada isoladamente ao consumo do fruto. Se houver dúvidas quanto ao consumo da goji berry, é altamente recomendável acompanhamento profissional. A melhor receita pra emagrecer envolve principalmente disciplina e responsabilidade.