fbpx

O sono e o bem-estar

Dormir é uma necessidade primordial do ser humano, tão importante quanto praticar atividade física e se alimentar de maneira saudável. É durante este período de repouso que o corpo é revigorado, as memórias são armazenadas, o cérebro processa informações e o corpo se recupera integralmente, readquirindo a energia que será fundamental para o dia seguinte.

Uma noite de sono entre sete e nove horas é o ideal para a maior parte das pessoas, mas este tempo pode variar de acordo com a faixa etária, o grau de fadiga física e mental e em alguns casos, por influência de fatores genéticos. O nosso bem-estar como um todo é bastante influenciado pela qualidade da nossa noite de descanso.

A importância de uma boa noite de sono

Não dormir bem pode causar alterações na concentração, memória, humor e energia. Caso esta rotina se prolongue o corpo pode enfrentar outras complicações, como dores de cabeça, diminuição da libido, lentidão no metabolismo e sistema imunológico, aumento das chances de contrair diabetes, hipertensão arterial e doenças infecciosas.

A rotina adulta moderna pode ser um dos fatores responsáveis pela má qualidade de sono e pela insônia, que atualmente atinge uma parcela de quase 40% da população brasileira. Os agentes mais comuns são a carga excessiva de trabalho, estresse, estímulos tecnológicos e a quantidade de informação que processamos por dia. Veja algumas orientações que podem lhe auxiliar a melhorar as suas noites e, por consequência, beneficiar a sua qualidade de vida:

Na rotina

É importante manter um horário minimamente fixo, isso ajuda o relógio biológico a se regular. Dormir e acordar nos mesmo horários ensinará o seu corpo a se acostumar a repousar quando necessário.

Sua alimentação deve ser mais leve no período noturno e no máximo duas horas antes de ir se deitar. Isso facilitará a sua digestão e permitirá que o organismo consiga entrar em estado de relaxamento. Evite, também, o consumo de álcool, cigarro, cafeína, e substâncias que são excitatórias. Atividades físicas praticadas habitualmente, desde que não antes de dormir, também podem ser um grande aliado. Seu corpo liberará endorfina, que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar, proporcionando noites de sono mais relaxantes.

Pequenas mudanças

Desligar-se do mundo tecnológico e de atividades estimulantes, como celular, televisão, computador e jogos cerca de uma hora antes de ir se deitar é ideal para dar descanso ao cérebro, que ficará mais sossegado para dormir bem.

Procure relaxar à noite, um banho quente, uma boa leitura e uma xícara de leite ou um bom chá morno podem ajudar muito a relaxar e induzir ao sono.

É importante lembrar que, casos crônicos de insônia e doenças do sono devem ter o acompanhamento de um profissional especializado.