fbpx

NO QUE AS ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS PODEM AJUDAR AS EMPRESAS FILIADAS QUANTO AO eSOCIAL

 

Dando seguimento ao último Boletim Unibem sobre o eSocial, decidimos voltar ao tema “eSocial: A importância dos Sistemas e do apoio das Associações e Sindicatos Empresariais”, abordado em nosso boletim N.º 11, mas dessa vez elencando e sugerindo, na prática, o que pode ser feito pelas empresas e suas associações, entidades e sindicatos, para encarar o eSocial.

É de conhecimento geral que o eSocial requer investimentos por parte dos empregadores e, neste contexto, alguns projetos de consultoria podem ultrapassar a cifra de R$ 1 milhão. Por outro lado, há necessidade de investimentos, ou em sistemas mais avançados ou reforço nas equipes de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento e SST. Assim, principalmente para as médias e pequenas empresas é de suma importância o apoio das Associações e Sindicatos empresariais no auxílio, tanto na preparação prévia, como após a implantação do eSocial.

Vejamos algumas atividades em que as associações e sindicatos podem auxiliar seus associados:

  • Oferta de Curso eSocial – O curso básico de 8 horas, elaborado e ministrado por Odair Fantoni, parceiro da Unibem, tem como premissa levar aos profissionais de RH e SST um conteúdo diferenciado e complementar ao previsto nos leiautes e manual operacional do eSocial. É muito importante, pois, com base neste conteúdo os usuários terão condições de realizar uma implantação segura do eSocial.
  • Projeto Mentoring Aberto – O objetivo do respectivo projeto, também elaborado por Odair Fantoni, é levar informações de suma importância aos profissionais de administração de pessoal, folha de pagamento e saúde e segurança do trabalho, evitando altos investimento em consultorias sobre eSocial. Além do curso básico de 8 horas, tem como diferencial a imersão (16 horas) nos principais leiautes do eSocial. Durante a imersão são detalhando os impactos de cada informação que devem ser prestada ao eSocial. Além disso, aos participantes, são disponibilizados diversos formulários auxiliares objetivando facilitar os levantamentos e ajustes necessários. Entre estes formulários destacamos:
  • Ficha para recadastramento de colaboradores e dependentes;
  • Ficha para levantamento das atividades desempenhadas;
  • Ficha para levantamento das necessidades de treinamentos obrigatórios por cargo/ambiente
  • de trabalho; entre outros.

 

Também é garantido a todos os participantes do projeto tirar dúvidas por meio eletrônico, através de e-mail, Whatsapp e Skype durante três meses.

Por fim, são disponibilizados, aos participantes, conteúdos adicionais, a fim de facilitar o entendimento dos impactos e a realização das atividades prévias necessárias para bem atender ao eSocial.

  • Validação de Sistemas (Folha, Ponto e Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho)

A partir de agora, os sistemas de folha, ponto e gestão de saúde ocupacional serão obrigados a se reinventar a fim de proporcionar facilidades aos usuários, além de, alertar, previamente, os usuários sobre diversas ocorrências que, se não observadas podem gerar diversas penalizações para os empregadores. Assim, será de grande auxílio, a validação destes aplicativos objetivando indicar os melhores produtos aos usuários.

Também quanto aos sistemas, como complementação, podem ser realizados diagnósticos de atendimentos de outras obrigações acessórias que serão mantidas em relação ao passado, como por exemplo MANAD, Registro Eletrônico de Empregados, SEFIP, etc., que devem ser mantidos por pelo menos mais 5 anos.

  • Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho

As Associações e Sindicatos, por conta própria ou, em parceria com terceiros, podem levar aos seus associados, diversos serviços que, a partir de agora são extremamente importantes. Tais como: Mapeamento de ambientes de trabalhos; levantamento de riscos ocupacionais; levantamento de necessidades de adoção de EPCs/EPIs; realização de descrição de atividades desempenhadas; levantamento de treinamentos obrigatórios; disponibilização/realização de treinamentos obrigatórios (Presencial, EAD e Misto); elaboração de PPRA; elaboração de PCMSO; realização de laudos; realização de ASOs e exames complementares; entre outros.

  • Palestras de Conscientização empregados, gestores e alta direção: No contexto do eSocial todos têm suas parcelas de responsabilidade, desta forma, a conscientização geral dos profissionais será fundamental, pois, até mesmo os trabalhadores devem ser conscientizados das suas obrigações e responsabilidades junto ao eSocial.

Expertise:

Odair Fantoni é Coach do sistema ISOR®, com certificação internacional instituto Holos reconhecida pela ICF, International Coach Federation. Executivo de RH e Especialista Pós-graduado em Direito do Trabalho, é profissional atuante há mais de 35 anos em RH e Sistemas de Gestão de RH nas seguintes empresas: Editora Abril, Círculo do Livro, IPL Informática, Sênior Sistemas, Construtora Rodrigues Lima, Elenco Informática e Nydus Systems. Palestrante sobre diversos temas, tais como: Danos Morais no Ambiente de Trabalho, Desoneração da Folha de Pagamento e eSocial. Fantoni é Diretor Presidente do Portal RHevista RH e Diretor de Conteúdo da ABF Educação e Autor do livro eSocial Fácil: Implantação Consciente, publicado de Editora LTR. Ao longo de sua carreira profissional, com consultor de sistemas de RH assessorou centenas de empresas, entre elas: Itautec, Metal Leve, Construtora CBPO, Duratex Florestal, Grupo Estado de São Paulo, Grupo Folha, UOL, Grupo Plaza, Shopping Ibirapuera, Shopping Morumbi e Pestalozzi. Entre cursos e palestras, o especialista já desenvolveu mais de 6 mil profissionais e 1200 empresas. E além disso, parceiro da Unibem Saúde Ocupacional.

Serviço: Consulte nossos cursos eSocial, projeto eSocial Mentoring e Consultoria através do e-mail – abf@rhevistarh.com.br ou pelo telefone 11 3928-1333.

 

Aproveite e conheça mais sobre os serviços da Unibem para o eSocial, aqui!