Meditação

Em tempos atuais, somos constantemente bombardeados por uma excessiva quantidade de informações e conteúdos, muitas vezes desnecessários, que podem acabar atingindo o desempenho da mente, comprometendo as capacidades de foco, memória, discernimento, etc.

Em meio a toda essa agitação da vida cotidiana, o desligamento de alguns pensamentos (mesmo que por poucos minutos ou até segundos), torna-se essencial para evitar o estresse e diversas outras alterações emocionais.

A meditação é uma técnica de relaxamento profundo, que visa o bloqueio de pensamentos intrusos. Altamente eficaz e comprovadamente benéfica, são atribuídos a ela, termos como “relaxamento da lógica” e “higiene mental”.

Muito além do bem-estar, a prática da meditação é capaz de desempenhar um papel importante na saúde da mente e do corpo. Para compreender com mais clareza quais são, e como funcionam esses benefícios, basta partir do princípio de que o organismo não distingue nossos pensamentos de nossas ações, reagindo a cada situação emocional, com o aumento na produção de determinados hormônios.

 Ao contrário do que muitos podem pensar, essa prática não é voltada apenas para religiosos, e não apresenta nenhum tipo de limitação de crença, religião ou espiritualidade.

Entre os principais benefícios da meditação estão:

  • Melhora da capacidade de concentração e comunicação;
  • Diminuição dos níveis de hormônios ligados ao estresse e ansiedade;
  • Relaxamento e bem-estar.