fbpx

Janeiro Branco, mês da Saúde Mental

Ansiedade, Depressão, Pânico, Estresse, Compulsões, Pensamentos Suicidas e Fobias estão entre os diversos males que podem afetar qualquer pessoa no decorrer da vida. Às vezes, em nosso dia-a-dia, esquecemos de cuidar de nossos sentimentos e de nossa saúde mental. Superar situações complexas da vida, muitas vezes depende primeiro de cuidar da alma. A campanha em prol da conscientização sobre a Saúde Mental, Janeiro Branco, foi criada justamente para convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Passar por perdas, doenças, separações, crises econômicas, mudanças de emprego, demissões, dívidas, desentendimentos familiares, dentre muitas outras situações traumáticas pode degradar nossa saúde mental. Reagir de forma positiva diante dos problemas requer uma saúde mental preservada, assim como muitas vezes, também requer visitas a profissionais como psicólogos e terapeutas.

Aproveite o primeiro mês do ano para avaliar como está a qualidade dos seus relacionamentos, do seu lazer e descanso, das suas interações sociais. Reveja sua relação com as pessoas à sua volta e reflita sobre sentimentos negativos, buscando ajuda sempre que sentir necessário.

Confira abaixo algumas das medidas que a campanha Janeiro Branco sugere para ajudar as pessoas a buscar uma saúde mental e emocional mais plena.

1.     Reflita: Com o ano novo, será que você pode ser uma nova pessoa? Aproveite para pensar no que você pode mudar na sua vida para torna-la mais feliz.

2.     Aceite os ciclos: Esteja pronto para concluir os ciclos que não te fazem bem e se prepare para os novos!

3.     Agir: O que você pode fazer já, para ter uma vida mais saudável e feliz?

Feliz 2020!