fbpx

Gripe ou resfriado – Saiba a diferença!

Com a passagem do outono para o inverno podem surgir os resfriados e as gripes.

Apesar de serem parecidas e com manifestações semelhantes, gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por diferentes vírus. Tosse, dores musculares e coriza são sintomas em comum, mas a gripe se manifesta, principalmente, como uma infecção mais forte, sendo perigosa para idosos, crianças e pessoas com imunidade baixa.

Um quadro de gripe habitualmente causa febre, dores nos músculos e articulações, fraqueza e problemas respiratórios. Durante um resfriado são comuns coriza, tosse e espirros, consequentes de uma irritação e obstrução das vias aéreas, e ainda que exista fraqueza, é comum que o indivíduo se sinta melhor disposto que em uma gripe.

Como se prevenir

Adquirir práticas mais saudáveis no seu dia-a-dia podem ajudar a fortalecer a saúde, o corpo e aumentar sua imunidade, principalmente, nesses períodos de maior propagação. Mantenha-se constantemente hidratado, adote uma alimentação rica e balanceada e associe a pratica de atividades físicas a períodos de sono e descanso para recuperação e fortalecimento do sistema imunológico.

Para impedir o contágio destas doenças é fundamental evitar contato próximo a pessoas que apresentem os sintomas e aglomerações em ambientes fechados ou mal ventilados. Hábitos de higiene como lavar as mãos com regularidade e não compartilhar seus objetos de uso pessoal, também auxiliam a evitar a transmissão. Se você já estiver com sintomas, cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, para não passar o vírus para os outros.

Recuperação da doença

O período de recuperação e o tempo em que o vírus permanece no organismo variam entre as duas doenças. O corpo combate mais rapidamente o vírus do resfriado, que dura de três a quatro dias, desaparecendo completamente no máximo em uma semana. A gripe possui uma recuperação mais longa, em torno de sete dias e alguns sintomas como fraqueza pode persistir por mais algum tempo.

Permanecer em repouso auxilia a ter uma melhora mais rápida. Preste atenção na evolução da sua condição, caso tenha dificuldade para respirar, dor no peito, febre alta por mais de dois dias ou tontura e vertigem é importante procurar um médico. Ambas as enfermidades podem evoluir para algumas condições mais sérias, o resfriado pode se tornar uma bronquite aguda e a gripe uma pneumonia.