Fibras: grandes aliadas do bom funcionamento do corpo!

As fibras são substância presentes em alguns alimentos, que não são digeridas pelo organismo. Mas, embora não sejam digeridas, elas trazem diversos benefícios ao corpo humano. As fibras dão sensação de saciedade após as refeições, absorvem gorduras e glicose, ajudando a controlar os níveis de colesterol e o índice glicêmico. Elas também regulam a saúde e as funções do sistema digestivo. O consumo de fibras, associado a uma alimentação equilibrada desde a infância, está relacionado à longevidade.

Benefícios das fibras:

Combater a prisão de ventre: aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes e facilitam a sua eliminação.

Saciedade: como não são digeridas, criam uma espécie de gel no estômago, ajudando a reduzir as calorias que são ingeridas, favorecendo a perda de peso.

Açúcar: Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, pois a absorção dos carboidratos pelo intestino é mais lenta, fazendo com que a glicose aumente progressivamente e que a insulina consiga regular os seus níveis no sangue.

Colesterol e Triglicerídeos: conseguem diminuir a absorção de gorduras e de colesterol a nível intestinal, fazendo com que diminuam suas concentrações no organismo.

Toxinas: ajudam a eliminar as toxinas no intestino e auxiliam no controle e regulação do pH.

Saúde Intestinal: Mantém a saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal, já que servem de alimento para as bactérias benéficas, presentes no intestino.

Onde encontrá-las:

1 – Alimentos integrais: pães, arroz e massas integrais.

2 – Folhas verdes: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis.

3 – Leguminosas: o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

4 – Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas e pistache são alguns exemplos.

5 – Frutas: maçã, pera, goiaba, caqui, abacate, figo, pêssego, especialmente se forem consumidas com casca. Ameixa e damasco secos também.

6 – Cereais: aveia, cevada, granola, gérmen de trigo e milho também são ricos em fibras.

7 – Legumes: cenoura, beterraba, pimentões e abóbora são fontes de fibras e têm diversos nutrientes fundamentais.

Nota: Para usufruir os benefícios das fibras, além de consumi-las diariamente, é necessário também aumentar o consumo de água, pois a água hidrata a fibra e lubrifica o intestino.