Fevereiro Roxo e Laranja – Abrace essas campanhas importantes!

Apesar de ser o mês com menos dias do ano, fevereiro evoca duas importantes campanhas: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Enquanto a primeira chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e tratamento do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, a segunda foca na conscientização e diagnóstico da Leucemia.

O Lúpus é uma condição autoimune inflamatória que afeta órgãos e tecidos, causando sintomas como febre, dor nas articulações e fadiga. É considerada rara e autoimune porque é uma reação do sistema imunológico contra as células do próprio corpo.

O Mal de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa e causa demência ou perda de funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem e a orientação.

Já a Fibromialgia é uma síndrome, cujos sintomas podem ser dores musculares, fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico, anormalidades do sono, depressão, ansiedade, deficiência de memória, vertigens, dormências, dentre outros.

As três condições abordadas pelo Fevereiro Roxo, infelizmente, não têm cura. Por isso, a campanha foca no diagnóstico precoce, para que as pessoas possam ter acesso a terapias e medicamentos que, associados, aliviam os sintomas, retardam o agravamento e contribuem para a qualidade de vida.

O Fevereiro laranja alerta para o diagnóstico precoce da Leucemia, um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo. Os sintomas podem ser anemia, fadiga, queda de imunidade, baixa contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

Debater, combater e prevenir é um dever de todos! Informe-se, passe informações adiante e fique atento a sintomas!  Lembre-se também de consultar um médico e realizar exames regularmente!

O saber salva vidas!