fbpx

Equilíbrio na Terceira Idade

Idosos são mais suscetíveis a problemas de saúde que requerem cuidados especiais e algumas limitações em relação à alimentação, como a diabetes ou irregularidade nos níveis da pressão arterial. Em grande parte dos casos, torna-se um desafio balancear a dieta de forma a evitar a perda de massa muscular.

Como na maioria dos problemas relacionados à saúde, a chave para essa questão está no estilo de vida e, sobretudo na alimentação.

A inatividade física, redução de apetite e consequentes déficits alimentares são muito comuns na terceira idade, representando os principais fatores da perda de massa muscular. Essa ocorrência, também conhecida como sarcopenia, além de prejudicial ao organismo, gera um significativo aumento nos riscos de quedas e lesões, pela fragilidade e incapacidade funcional. Por esse motivo, é importante conhecer as formas de evitá-la.

Segundo estudos e especialistas em nutrição, a melhor estratégia é a associação de hábitos alimentares corretos com a prática de exercícios leves e contínuos, como treino de resistência. Existem ainda, algumas formas de se atingir o equilíbrio alimentar, mesmo com eventuais restrições comumente atribuídas às pessoas mais velhas.

Basicamente deve-se procurar atingir a quantidade ideal no consumo de proteínas, que são indispensáveis à manutenção e reparo de tecidos musculares. Essas proteínas podem ser obtidas a partir de diversas fontes como carnes magras, a clara do ovo, a soja, entre outros. Em casos mais extremos pode-se ainda, optar pela suplementação alimentar, sempre com acompanhamento profissional.

A vitamina D é também uma forte aliada à prevenção da perda de massa, agindo diretamente no tecido muscular esquelético, preservando a força e integridade física.