
15 jan Envelhecimento ativo e saudável
Envelhecer faz parte da ordem natural da vida. O percentual de idosos na população mundial está cada vez mais alto. Atualmente a expectativa de vida do brasileiro subiu para 74 anos. Devemos cada vez mais nos preparar para a nossa velhice.
Um idoso saudável tem autonomia para ser independente e feliz em todas as áreas de sua vida. Conservar e exercitar bem as capacidades físicas e mentais é o segredo para se manter ativo e com saúde, garantindo longevidade para a aposentadoria.
Alimentação saudável
Uma boa alimentação, variada, balanceada, rica em fibras, cereais, verduras e legumes é importante em todas as fases da vida, mas especialmente durante o envelhecimento quando o organismo se torna mais frágil. Evitar açucares, gordura saturada e industrializados ajudam a fortalecer o organismo, postergando o surgimento de doenças.
Atividade física
Manter o corpo sempre em movimento garante uma melhor mobilidade na velhice. Além de fortalecer os músculos e ajudar na flexibilidade, fazer exercícios físicos trazem sensação de prazer e ajudam a acabar com dores, desconfortos e problemas para dormir.
Caminhada, hidroginástica, natação, pilates, yoga e dança são ótimas indicações de atividades físicas para essa fase da vida, pois causam pouco impacto na execução.
Mente ativa
É comum que idosos se recolham em seus lares e se isolem socialmente. Para ter uma boa saúde mental é importante manter a vida social ativa, fazer planos e ter hobbies.
Sempre que possível leia um livro, passeie com os amigos e familiares e pratique novas atividades. Desta forma estará exercitando também seu cérebro.
Prevenção de doenças
O acompanhamento médico deve ser mais frequente nesta fase, é comum que doenças congênitas, hipertensão e diabetes surjam em idades mais avançadas. Prevenção e tratamento em fases primárias podem ser muito eficazes, assegurando uma maior longevidade para usufruir da sua melhor idade.