fbpx

Dor nas costas – Causa e Prevenção

Apesar de a dor nas costas ser a doença crônica mais comum entre os brasileiros, ainda é ignorada por grande parte das pessoas atingidas, que tendem a não procurar tratamento adequado. Estima-se que cerca de 80% da população vai sofrer ao menos uma vez na vida de sintomas delacionados a dores nas costas

Listamos algumas das causas mais comuns, para que se possa identificar a origem do problema e aplicar atitudes preventivas contra esse incômodo, e possíveis consequências futuras mais graves:

-Má postura

-Fatores genéticos

-Sedentarismo

-Excesso de peso

-Lesões na coluna

-Tabagismo

-Estresse e outros problemas emocionais

Em geral, os fatores mecânico-posturais são os mais decorrentes na maioria dos diagnósticos. Os sintomas associados a esse tipo de causa costumam permanecer em média por dois ou três dias, e desaparecem espontaneamente após repouso e eventualmente com o auxílio de analgésicos e antiinflamatórios. São derivados de má postura, sobrecarga de exercícios físicos ou peso.

É importante, porém, atentar-se quando a dor se estende por períodos muito mais longos do que isso. Por isso sempre é importante também procurar um médico.

Este pode ser um sinal alertando para futuras complicações, como inflamações, hérnias, fraturas, lesões, desgastes, etc. Nesses casos, deve-se providenciar a suspensão do fator desencadeante do processo. Massagens, tratamentos fisioterápicos, acupuntura, e o uso de medicação deverão agir como elementos auxiliares para amenizar os sintomas.

Conclusão: A melhor forma de combate às dores e desconforto na coluna é a prevenção, sobretudo através da correção postural no trabalho, durante o sono, em práticas esportivas e evitar momentos de exposição a sobrecargas de peso.