Dicas para prevenir dengue, chikungunya e zika no verão!

Estamos no verão e essa época é marcada por fortes chuvas que facilitam o acúmulo de água parada. É em ambientes assim que o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, deposita suas larvas e se prolifera, causando surtos ou epidemias sazonais.

Veja dicas da Unibem para evitar ser picado pelo mosquito e prevenir enfermidades, que causam dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo:

1 – Proteja-se nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente a região das pernas, tornozelos ou pés. Use blusas de manga comprida e calça com tecido bem fininho para evitar o calor, e sempre de cores claras, pois as cores escuras atraem os mosquitos.

2- Elimine focos de água parada em quintais ou apartamentos: mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guarde garrafas com a boca virada para baixo; lave bebedouros de pets no mínimo uma vez por semana.

3- Coma um alho cru por dia: isso faz o corpo eliminar um odor que não é sentido pelas pessoas, mas que é suficiente para afastar os mosquitos. A ingestão de Vitamina B1 produz efeito semelhante e é possível achá-la em suplementos vitamínicos nas farmácias.

4- Citronela: o odor da citronela afasta os mosquitos. Use velas de citronela ou compre um óleo essencial de citronela e coloque-o próximo ao calor das lâmpadas da casa, para que o odor seja liberado no ambiente.

5- Passe repelente diariamente nas áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço, tornozelos e mãos.

6- Use telas de proteção nas janelas e portas da casa e mosquiteiros nas camas e berços.