fbpx

O DESAFIO DE SER *UM PRESTADOR-GESTOR* NO eSOCIAL

Sei como apresentar estrategicamente ao meu cliente a *gestão de SST no eSocial* ? Conheço as implicações desta gestão? Passo segurança em reuniões de negócio? Já defini minha política de cobrança? Como meu cliente pagará por um serviço que inicialmente desconhece? São perguntas extremamente relevantes e que exigem uma resposta já.

Quando me fazem estas perguntas, a primeira observação que faço é: Não tem como cobrar sem fazer o cliente entender a gestão por trás dessa cobrança! O trabalho por trás desta gestão é exaustivo. O preenchimento das informações para o eSocial exige um conhecimento profundo dos leiautes! São muitos campos a serem preenchidos com a necessidade de providências já. São códigos nunca antes utilizados, são regras de validação, são informações culturalmente jogadas pra debaixo do tapete. A negligência no envio destas informações envolve penalidades altíssimas.

Não é suficiente só conhecer legislação vigente, é necessário entender que informações devem ser enviadas coerentemente com os leiautes do eSocial, dentro de prazos pré-fixados e com base em um cenário tecnológico eficiente. Estude, estude e estude o eSocial! Em seguida, apresente-se claramente dominando este conhecimento, gerenciando as informações exigidas e garantindo a geração do xml, afinal, se não fizer, alguém fará. Promova orientação em massa: palestras, informativos, reuniões. Mostre ao seu cliente que ele está seguro com a gestão que você fará. *Seja um prestador-gestor*

Sobre o autor: Hemerson Praia é consultor de Negócios em Tecnologia para Saúde e Segurança do Trabalho na empresa Wise System Ltda e um dos parceiros da UNIBEM Saúde Ocupacional na produção de artigos que abordam o eSocial.

Atenciosamente,

EQUIPE UNIBEM SAÚDE OCUPACIONAL