fbpx

Conheça os benefícios do vinho ao consumi-lo com moderação!

O vinho tinto, quanto consumido moderadamente – uma taça de 200 ml por dia – é considerado benéfico ao organismo das pessoas saudáveis. Essa bebida milenar vem sendo objeto de diversos estudos que comprovaram seus benefícios. Confira alguns deles:

Sistema circulatório – Beber uma taça de vinho ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, assim, o sangue circula mais livremente por todo o corpo, inclusive chega mais facilmente aos vasos próximos à pele, contribuindo para um aspecto mais corado e saudável.

Saúde do coração – A ingestão moderada de vinho promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL colesterol, semelhante à alcançada com a prática de exercícios.

Sistema de coagulação – O vinho inibe a agregação plaquetária e a maioria dos efeitos protetores do vinho tinto é atribuída aos flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-agregante plaquetária.

Previne doenças – Quem bebe uma taça de vinho por dia, apresenta menores riscos de desenvolvimento de tromboses e derrames (AVCs).

Sono e descanso – Beber uma tacinha de vinho à noite contribui para uma boa noite de sono. É preciso se lembrar de consumir água ao beber uma taça de vinho.

Calorias – Quando se bebe uma taça de vinho (200 ml ou cerca de 130 calorias), o corpo produz enzimas para digeri-lo, e isso ajuda a queimar calorias. No entanto, não se pode ultrapassar uma taça diária, do contrário, a quantidade de calorias ingeridas, será maior do que a quantidade de calorias queimadas.

Imunidade – O vinho reforça as defesas contra bactérias e entre as substâncias protetoras, destaca-se o resveratrol, um polifenol com poderes antioxidantes, anti-inflamatórios, cardioprotetores e anticancerígeno. Já a rutina e os bioflavonoides potencializam a vitamina C e a quercetina é um reconhecido antiviral.

Obs: Pessoas que usam medicamentos como anti-hipertensivos, anticoagulantes ou vasodilatadores devem ser monitoradas por médicos para que possam consumir a bebida. Todas as pessoas devem evitar o consumo excessivo de álcool!