fbpx

Como se proteger da gripe e do resfriado no inverno

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, durante os meses do inverno, com a chegada do frio, a incidência de casos de gripe e resfriado aumenta de 05 a 07%. A temperatura baixa reduz a umidade relativa do ar e as pessoas se aglomeram em locais fechados e pouco arejados, que propiciam a transmissão de alguns vírus.

A gripe, assim como o resfriado, é uma doença bastante comum e de fácil contágio. Uma conversa com um amigo ou um toque em uma superfície contaminada já podem transmitir o vírus. Mas, algumas medidas podem ajudar a passar por essa estação sem adoecer.

 

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em proteína animal ou vegetal ajuda a manter o organismo forte e a produção de anticorpos alta, desta maneira, seu corpo será capaz de combater a doença de forma rápida caso você entre em contato com o vírus.

 

Hidratação

As vias aéreas são a porta de entrada da gripe e do resfriado, mucosas mais secas facilitam a aderência do vírus. Mesmo que o inverno reduza a sede, é importante manter-se hidratado, bebendo pelo menos dois litros de água por dia. Fumantes devem redobrar a atenção, pois costumam ficar com a garganta mais seca. É possível hidratar as narinas também com soro fisiológico, o que ajudará a limpar a mucosa.

 

Higienização das mãos

Nossas mãos tocam todos os tipos de objetos e superfícies durante o dia. Um aperto de mão pode nos colocar em contato com o vírus, e ao levar as mãos não higienizadas ao rosto, pode ocorrer o contágio. É importante lavar as mãos várias vezes por dia com bastante água e sabão, sem esquecer as unhas e os pulsos. Quando não for possível fazer isso, faça uso de álcool em gel antibacteriano.

 

Evitar ambientes fechados e aglomerações

Locais com muitas pessoas favorecem a transmissão da gripe e do resfriado, pois é mais fácil entrar em contato com pessoas contaminadas. Quando não for possível evitar determinado lugar, como o escritório, é importante manter o local ventilado e com a incidência de luz solar, assim o ambiente ficará mais saudável e o vírus não irá se propagar com facilidade.

 

Manter distância

 A tosse e o espirro espalham gotículas contaminadas pelo ambiente, são as formas mais eficientes para o vírus se espalhar. Quando um indivíduo está gripado, devemos manter distância de pelo menos 01 (um) metro para evitar o contagio.

 

Imunização

 A vacina contra a gripe é bastante eficaz no combate a doença, é indispensável que os grupos de risco mantenham suas vacinações em dia. Crianças com menos de cinco anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico debilitado podem fazer uso deste serviço gratuito, mas desde que, devidamente ou preferencialmente, orientadas por um médico infectologista.