
26 set Campanha Setembro Amarelo
Pelo quarto ano consecutivo o Centro de Valorização à Vida – CVV em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM organiza a nível nacional a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo mês e os atendimentos, durante o ano todo.
Tristeza, falta de ânimo, vontade de ficar sempre sozinho: estes são alguns dos principais e silenciosos sintomas manifestados por pessoas que apresentam ou já apresentaram um diagnóstico de quem pode estar precisando de ajuda.
O suicídio trata-se de uma questão de saúde pública. Hoje, no Brasil, são 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada dois minutos.
Por ser um transtorno de caráter momentâneo, muitos, dos graves quadros podem ser revertidos com apoio emocional ou acompanhamento profissional e o suicídio pode ser evitado se a vítima receber ajuda a tempo.
A triste estatística moveu as instituições responsáveis a desenvolver a campanha, que tem como objetivo conscientizar a população em geral sobre esses elevados índices, e que essas mortes podem ser prevenidas.
Falar salva, mas é preciso falar seriamente. Portanto, alerta-se para a disseminação da informação e apoio acerca do assunto.
“O CVV presta serviço voluntário gratuito a quem quer e precisa conversar, sob total sigilo.”
As pessoas podem entrar em contato pelo telefone 141 (24 horas por dia), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site.