fbpx

Aproveite o sol do verão sem descuidar da pele

O verão chegou! Aumentam as atividades e momentos de lazer ao ar livre, as idas à piscina e as viagens à praia. Devemos nos proteger da exposição excessiva ao sol sem deixar de aproveitar as férias e a estação mais quente do ano.

Neste período a radiação solar incide com mais intensidade. Os raios ultravioleta tornam-se mais fortes, podem causar queimaduras e, ao longo do tempo, envelhecimento e doenças graves, como o câncer de pele.

Tomar sol é muito importante para nossa saúde, produz endorfina, ajuda na sintetização e absorção da vitamina D e a fixar melhor o cálcio nos ossos. Porém, para obter estes benefícios são necessários, apenas, quinze minutos de exposição solar diária.

O filtro solar é nosso maior aliado no verão, nos protegem dos raios UVA e UVB que são os mais danosos a saúde. Peles mais escuras podem usa filtros a partir de 15 fps (fator de proteção solar) e peles mais claras a partir de 30 fps. Quanto maior o fator do protetor maior, também, é o seu tempo de ação, devendo ser repassado em no máximo duas horas. Não ser esqueça dos pés, mãos, orelhas e lábios, é comum pularmos essas áreas durante a aplicação.

É importante evitar longa exposição principalmente entre as 10 horas da manhã e quatro horas da tarde. Este é o horário em que os raios ultravioleta estão mais intensos, assim os riscos para a pele são maiores. Neste período, fazer uso de chapéu, boné, sombrinha e guarda-sol pode ajudar a se proteger. Mas não se esqueça que mormaço e reflexo do sol na areia clara ou água também queimam.

Para quem gosta de se bronzear no verão o indicado é que se exponha de forma gradual, nunca ultrapassando trinta minutos diários e sempre fazendo uso de bloqueador. Desta forma o bronzeado ficará mais bonito, durará mais tempo e você não maltratará a sua pele. Nunca tente se bronzear em um único dia.

 

Mesmo no inverno, não esqueça do protetor. Doenças como câncer de pele são resultado do acumulo de sol ao longo de anos.

 

 

Atenciosamente,

EQUIPE UNIBEM SAÚDE OCUPACIONAL