fbpx

A natureza feminina

O corpo da mulher é uma constante metamorfose. Além de diversas transformações ao decorrer do tempo, elas passam por contínuos ciclos hormonais durante grande parte da vida.

Essas mudanças fazem parte da natureza feminina e, apesar de causar certo desconforto em algumas situações, são absolutamente inofensivas e necessárias para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. No entanto, por serem tão frequentes, é comum que acabem camuflando sinais de alguma doença, como o câncer, por exemplo. E é aí onde mora o perigo.

Neste mês, o Minuto Saúde Unibem está voltado especialmente para elas e vamos aproveitar esse espaço apontar alguns sinais que não podem ser ignorados.

  1. Mudanças na mama.

A maioria dos nódulos da mama não são câncer, mas você sempre deve procurar seu médico. Alguns sinais devem ser verificados com mais urgência, tais como:

  • Rugas ou ondulações na pele
  • Mamilos que se voltam para dentro
  • Secreção mamilar
  • Vermelhidão ou descamação da pele do mamilo ou da mama
  1. Sangramento irregular

Sangramentos após a menopausa não são incomuns, porém anormais e podem ser um sinal de alerta e devem ser investigados imediatamente.

A presença de sangue na urina ou fezes também requerem atenção, pois muitas vezes são os primeiros sinais de câncer de cólon, bexiga ou rins.

  1. Inchaço

Também é muito comum que a região abdominal inche e até cause desconforto ou dores durante o período menstrual. No entanto, se esse inchaço persistir durante os dias consecutivos é aconselhável examinar. Um sentimento de saciedade e um apetite mais leve é ​​outro sinal comum de câncer de ovário.