fbpx

Hoje é o Dia Nacional da Imunização!

No Brasil, os índices de vacinação vêm diminuindo nos últimos anos, deixando a população (sobretudo a infantil) mais vulnerável a doenças, como sarampo e poliomielite. Desde 2012, as taxas gerais de imunização têm ficado abaixo do ideal: 90%.  No último ano, a porcentagem foi de 60,7%, segundo o DATASUS do Ministério da Saúde. Um dos principais imunizantes, a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), registra números de cobertura insuficientes desde 2017. Já a procura pela vacina contra poliomielite, caiu de 96,5% em 2012, para 67,6% no último ano. A doença foi erradicada no Brasil em 1989, mas a queda da imunização, ameaça essa conquista.

Afora isso, ainda diante da Covid-19, cujo número de infectados volta a subir no país, e com a chegada do inverno, quando a gripe começa a afetar mais a população, ainda notamos que muitas pessoas deixam a vacinação de lado.

A Unibem Saúde Ocupacional, mantendo a missão de promover a saúde das pessoas, aproveita para lembrar que o SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações, oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde no Calendário Nacional. Atualmente, são disponibilizadas cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos ao ano, para combater mais de 19 doenças, em diversas faixas etárias.

Aproveite o mês de junho para atualizar a sua agenda de vacinação e a dos seus filhos! Imunização salva vidas!